Livro dieta Dukan
Tanto em Portugal como no Brasil, o livro dieta Dukan consta dentro dos mais vendido entre o género. Não temos porém informação como será a venda do mesmo em outros países de língua portuguesa como Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste; porém, tendo em conta o interesse, este deve ser também muito vendido.
Pierre Dukan é um nutricionista Francês, nascido na Argélia em 1941 que se tornou conhecido pelas suas intervenções nos Media e na Internet, apresentando o seu método de emagrecer em várias publicações em livro que acabaram por ser popularizadas online.
Livro Dieta Dukan
O método de emagrecer apresentado por Dukan promete a perda de peso permanente e radical num curto período de tempo, seguindo um processo que dividiu em 4 fazes. Na primeira fase do livro dieta Dukan são apenas ingeridos alimentos de alto teor proteico, colocando-se de parte os restante alimentos da roda dos alimentos, nomeadamente os ricos em gorduras e hidratos de carbono. Na segunda fase são acrescentados legumes aos alimentos proteicos. Na terceira fase, são reintroduzidos progressivamente os outros alimentos excluídos, como o pão, arroz, batata, frutas. Esta é a fase chamada de consolidação. A quarta e última fase descrita no livro dieta Dukan é a fase de estabilização, onde se deverá seguir algumas regras para a manutenção do peso obtido através da dieta.
Várias críticas foram apresentadas ao livro dieta Dukan. Estas incidiram essencialmente em dois pontos:
- Que não seria saudável o emagrecimento súbito, sendo que este provocaria um grande stress sobre o organismo e que poderia ser responsável por o agravamento de condições patológicas.
- O segundo ponto incidia no facto de não haver uma mudança do estilo de vida implícita, nomeadamente nos hábitos de exercício e alimentares. Assim, como foi comprovado por alguns estudos, a recuperação do peso perdido ao fim de 4 anos é verificada em cerca de 80% das pessoas que seguiram o método do livro dieta Dukan. Isto explica-se pelo facto de terem perdido apenas o peso e não terem mudado os hábitos alimentares, nem terem começado a praticar exercício físico.
Estes estudos mostram-nos que o mais importante para perder e manter o peso é fazer uma mudança de estilo de vida permanente, associando uma dieta saudável a um nível apropriado de exercício físico.