Calcular Indice de Massa Corporal
Associar diferentes métodos para um estilo de vida saudável é essencial em todas as fases da nossa vida. Devemos contudo adaptá-los individualmente, ou seja, escolher em função da pessoa, dos gostos e daquilo que pretendemos. Hoje falamos sobre o indice de massa corporal (IMC), da sua definição e como o podemos calcular.
INDICE DE MASSA CORPORAL – IMC
Foi no final do século XIX que o Belga Lambert Quételet desenvolveu o indice de massa corporal e com ele a possibilidade de avaliar o nível de gordura individual de cada pessoa. Este medida simples e prática tornou-se num ícone internacional e foi então adoptada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas afinal em que consiste o indice de massa corporal? Porque preciso de calcular o indice de massa corporal?
O indice de massa corporal consiste numa fórmula que relaciona simultaneamente a massa – peso – (em Kg) com a altura (em metros), sendo que o valor resultante desta formula tem correspondência directa com a tabela de classificação do IMC.
É bastante importante calcular o indice de massa corporal para avaliar o seu nível de gordura. Quando pretendemos perder peso de maneira saudável todos os detalhes contam e o cálculo do indice de massa corporal é uma componente de extrema relevância. Calculamos a massa em quilogramas e dividimos pela altura em metros ao quadrado, ou seja, IMC= M (massa)/A (altura) x A(altura) em metros.
Exemplo para calcular o Indice de Massa Corporal
Este calculo é utilizado tanto nos homens como nas mulheres, veja-se o seguinte exemplo:
Mulher de 35 anos, altura de 1.63 (1 metro e 63 centímetros) e peso de 60 Kg (quilograma). Neste exemplo ao dividirmos o peso pela altura ao quadrado, obtemos o valor de: 22.58. Este é o valor que temos de ter em consideração no momento de consultar a tabela, para obter uma correspondência.
De uma maneira geral valores de 18,5 a < 25 são considerados como saudáveis, isto é, estão directamente relacionados com o peso ideal e quantidade de gordura corporal saudável. Ter um peso que esteja dentro destes valores tabelados é um bom indicador de saúde. A relação do peso com a qualidade de vida está directamente relacionada, visto que o excesso de peso se traduz muitas vezes num aumento de doenças, sobretudo cardiovasculares e consequentemente numa sobrevida mais baixa.
Valores abaixo de 18,5 são considerados baixo peso – magreza. Embora possam ser confundidos erradamente como algo positivo, baixo peso não é saudável. Manter um peso equilibrado e adequado à nossa altura e idade é o que se considera saudável. Perder peso de maneira saudável é bom, no entanto devem ser tidos em consideração os valores tabelados e não perder mais peso do que aquele que se encontra em excesso.
Valores de 25 a < 30 são considerados sobrepeso, ou seja, o peso das pessoas que se encontram nesta categoria da tabela são considerados acima dos valores normais e considerados saudáveis, existindo um risco mais elevado e propenso para doenças cardiovasculares.
Um adopção de um estilo de vida saudável é fulcral, não só porque melhora a sua qualidade de vida diária assim como a sua performance e traduz-se directamente na sua saúde.
Existem diversos factores que contribuem para o aumento de peso, desde os hereditários até mesmo aos maus hábitos de alimentação e sedentarismo, contudo, o importante é identificá-los e adoptar as medidas certas que os permitam ultrapassar. Alimentação e exercício físico são a base de uma vida saudável.
O indice de massa corporal constitui assim uma excelente medida a por em prática para verificar se se encontra no peso certo. As pessoas muito musculadas tendem a ter um indice de massa corporal mais elevado (isto porque os músculos mais desenvolvidos pesam mais), não se podendo no entanto traduzir como sobrepeso e deve ser avaliada em pormenor e individualmente.